Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Aterro de 1º mundo será inaugurado hoje em SG.

   Será inaugurado hoje a CTR (Central de Tratamento de Resíduos) Alcântara no bairro do Anaia Pequeno, com a presença do secretário de estado de meio ambiente, Carlos Minc, da presidente do Instituo Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos e da prefeita Aparecida Panisset (PDT). O CTR Alcântara ocupa uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e terá capacidade inicial de tratar mil toneladas de resíduos de lixo por dia.

   A empresa Haztec é a responsável pela construção e operação do novo aterro sanitário que seguirá padrões internacionais de armazenagem e tratamento do lixo urbano. O valor já investido no projeto é de R$ 8,5 milhões e a previsão é que outros R$ 10 milhões sejam aplicados  na operação do aterro ainda este ano.

   Ao chegar a CTR Alcântara, todo o lixo coletado na cidade de São Gonçalo será depositado em local apropriado, onde o solo é impermeabilizado para não contaminar o lençol freático, além disso o lixo será coberto por camadas de terra para não atrair moscas, ratos e urubus, também será feita a coleta e o tratamento do chorume (líquido resultante da decomposição do lixo), retirada e queima do gás metano que se forma nas camadas de resíduos.

   Com o início das operações do novo aterro sanitário no Anaia, o antigo aterro de Itaóca será desativado e toda a área passará por recuperação ambiental através do seu controle e monitoramento que consistirão em cobertura do lixo com argila, geometrização, drenagem de chorume e águas pluviais, plantio de mudas nativas e captação e queima do gás. Após a revitalização que deve durar entre 12 e 24 meses a Prefeitura de São Gonçalo promete construir um grande parque ambiental no local.

   Como compensação ambiental estabelecida pelo Inea a empresa Haztec será obrigada a plantar 240 hectares com espécies nativas na área de proteção ambiental de Guapimirim e na bacia do Rio Macacú, além de montar um ecoponto com capacidade para até 50 toneladas de material reciclável. a Haztec mantém uma ouvidoria para reclamações e sugestões através do: 0800-0246114. A ligação é gratuita. 

Foto: Alcyr Ramos/ O Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário